Núcleo de Estudos em Perfusão Cardiovascular (NEPC)

  Área Reservada 

Núcleo de Estudos em Perfusão Cardiovascular (NEPC)

 

A Perfusão Cardiovascular é uma das áreas de actuação dos Cardiopneumologistas, sendo que a sua intervenção nos dias de hoje não se restringe só ao conjunto de técnicas imbuídas na perfusão em cirurgia cardíaca (proteção miocárdica, hemoconcentração, proteção cerebral e abdominal, entre outras). O espectro de ação dos Cardiopneumologistas nesta área engloba também o reaproveitamento sanguíneo perioperatório, as técnicas de suporte mecânico respiratório e/ou circulatório de curta e média duração, sendo exemplo a ECMO (Extracorporeal Membrane Oxigenation) e balão intra-aórtico; as assistências ventriculares de longa duração,  perfusão regional em oncologia, doação e preservação de órgãos em morte cardiocirculatória, circulação extracorporal em procedimentos não-cardíacos, entre demais atividades.

Este conjunto de técnicas encontra-se descrito no perfil do Cardiopneumologista, disponível em: https://www.aptec.pt/paginas/aptec/cardiopneumologia/o-perfil-de-cardiopneumologista.php

O Núcleo de Estudos em Perfusão Cardiovascular (NEPC), reactivado em 2017, congrega elementos provenientes de todos os centros de cirurgia cardíaca, por forma a ser transversal na sua representatividade e saber.

Neste espaço promove-se o contacto entre os pares, com partilha e discussão do conhecimento científico e expertise de cada um, fundado na sua prática quotidiana e investigação produzida, tendo como objetivo final a valorização de práticas para a Perfusão Cardiovascular, com melhores resultados para os nossos doentes.

O NEPC encontra-se envolvido em várias atividades (parceria no Congresso da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Cardiotorárica e Vascular, participação ativa no Congresso Anual da APTEC, newsletter científica da APTEC, pareceres, entre outras).

Este grupo é de acesso livre a todos que estejam interessados em colaborar para a melhoria do estado da arte da perfusão em Portugal, sendo que contamos com cada um dos colegas!


E-mail nepc@aptec.pt


Apresentação da equipa:

Nuno Daniel Costa 
Cargo: Coordenador
A exercer no Centro Hospitalar e Universitário de São João, E.P.E.

Pedro Lucas Fonseca
Cargo: Subcoordenador
A exercer no Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central - Hospital de Sta. Marta (CHULC - HSM)

 

Catarina Lopes
A exercer no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC)

Filipe Pereira
A exercer no Centro Hospitalar de Lisboa do Norte - Hospital de Santa Maria (CHLN –HSM)

Juliana Mendes
A exercer no Centro Hospitalar e Universitário de São João, E.P.E.

Patrícia Carichas
A exercer na Hemocircuitos, Lda.

Ricardo Silva
A exercer no Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM – HNM - Funchal)

Sandrine Jorge
A exercer no Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E)

Sara Moreira
A exercer na Hemocircuitos, Lda.

Sofia Marques
A exercer no Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental - Hospital de Santa Cruz (CHLO - HSC)

Sofia Santos
A exercer no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC)


MANUAL DE BOAS PRÁTICAS - REAPROVEITAMENTO SANGUÍNEO PERI-OPERATÓRIO:

O Núcleo de Estudos em Perfusão Cardiovascular da APTEC elaborou o "Manual de Boas Práticas - Reaproveitamento Sanguíneo Peri-operatório", no seguimento da criação do programa PBM Tips (Patient Blood Management - Tailoring the implementation in the Portuguese Health System), desenvolvido no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia e Espinho.

Este projeto visa estender a implementação do PBM a serviços médicos e cirúrgicos numa fase inicial a 5 hospitais na zona Norte do país, adaptando-o a cada uma das diferentes realidades hospitalares, permitindo assim, uma abordagem prática e concretizável do PBM em cada um dos hospitais envolvidos. O Reaproveitamento Sanguíneo Peri-operatório - Cell Salvage, sendo uma técnica do âmbito da perfusão cardiovascular em particular e da Cardiopneumologia em geral, está incluído no 2º pilar do intra-operatório do PBM como uma medida de minimização da hemorragia, sendo um procedimento para a poupança de sangue.

Clicar para aceder ao Manual: