Notícias

  Área Reservada 

Notícias

Dia Mundial do Perfusionista

Notícias >>

Sucedeu-se precisamente há 70 anos, no dia 6 de maio de 1953, que o cirurgião cardíaco John Gibbon Jr. revolucionou para sempre a cirurgia cardíaca, ao usar pela primeira vez com sucesso a máquina de circulação extracorporal, por ele desenvolvida nos anos anteriores, à qual chamaram máquina coração-pulmão. Este facto marcou o início de uma nova era na cirurgia cardíaca! Graças a Gibbon e toda a sua equipe foi possível em 70 anos realizar milhões de cirurgias cardíacas em segurança em todo o mundo.

Enquanto John Gibbon realizava a cirurgia, a sua mulher Mary Gibbon, que também participou em todo o processo de desenvolvimento da máquina de circulação extracorporal, encarregava-se de toda a preparação do circuito e também do seu complexo manuseamento durante a cirurgia, criando assim uma nova técnica indispensável ao desenvolvimento da cirurgia cardíaca denominada de Circulação Extracorporal, ou Perfusão Cardiovascular. Com esta técnica possibilitou-se a criação de uma profissão altamente especializada - Perfusionista. Por conseguinte, Mary Gibbon foi a primeira perfusionista da história da cirurgia cardíaca.

É devido a esta sequência de acontecimentos que hoje, dia 6 de maio, é o Dia Mundial do Perfusionista, integrado na semana mundial dedicada a esta profissão.

A Perfusão Cardiovascular é uma das áreas de intervenção dos Cardiopneumologistas, com um papel fulcral nos dias de hoje, não se restringindo apenas à cirurgia cardíaca, mas também a outras técnicas como o ECMO (Extracorporeal Membrane Oxigenation), assistências cardiocirculatórias e respiratórias, reaproveitamento sanguíneo peri-operatório, perfusão regional em oncologia, doação e preservação de órgãos de dadores em assistolia, CEC em procedimentos não cardíacos, entre outros. 

O Núcleo de Estudos em Perfusão Cardiovascular (NEPC) da Associação Portuguesa de Cardiopneumologistas (APTEC) congratula todos os Perfusionistas e Cardiopneumologistas por este marco importante na história desta profissão.

 

<<  Voltar para as notícias