Notícias

  Área Reservada 

Notícias

6 de maio: Dia Mundial do Perfusionista

Notícias >>

Há 69 anos, no dia 6 de maio de 1953, o cirurgião cardíaco John Gibbon Jr. revolucionaria para sempre a cirurgia cardíaca, ao usar pela primeira vez com sucesso a máquina de circulação extracorporal por ele desenvolvida nos anos anteriores, à qual chamaram máquina coração-pulmão. Este facto marcaria o inicio de uma nova era na cirurgia cardíaca, que até então contava com péssimos prognósticos, já que não podia contar com esta preciosa ajuda.

Graças a Gibbon e toda a sua equipe, foi possível nos últimos 69 anos realizar milhões de cirurgias cardíacas em segurança, salvando a vida de milhões de pacientes em todo o mundo.

Enquanto John Gibbon realizava a cirurgia, a sua mulher Mary Gibbon, que também participou em todo o processo de desenvolvimento da maquina de circulação extracorporal, encarregava-se de toda a preparação do circuito e também do seu complexo manuseamento durante toda a cirurgia, criando assim uma nova técnica indispensável ao desenvolvimento da cirurgia cardíaca denominada de Circulação extracorporal, ou Perfusão Cardiovascular; criando também uma nova profissão - a de Perfusionista. Mary Gibbon foi, portanto, a primeira perfusionista da historia da cirurgia cardíaca.

É devido a esta sequência de acontecimentos que hoje dia 6 de maio é o dia mundial do Perfusionista, integrado na semana mundial dedicada a esta profissão.

 

<<  Voltar para as notícias